FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

FIXO (22) 2789-1156 e CELULAR (22) 9 97791153

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE

VOCÊ PRECISA DE CONSULTAS DE QUALIDADE AO SEU ALCANCE? VENHA PARA A PRÓ-SAÚDE, AQUI VOCÊ ENCONTRA CONSULTAS EM DIVERSAS ESPECIALIDADES E MÉDICOS RENOMADOS. SÃO ELES:

. Dra. Manuela Queiroz (GinecologistaObstétrica e Preventivo)
. Dra. Fernanda Aguiar (Clínica Geral e Dermatologista)
. Dr. Gabriel Cordeiro (Pediatra)
. Dr. Carlos André Chacar (Pediatra)
. Dr. Marcos Aurelio (Otorrino)
. Dr. Guilherme Calvão (Urologista)
. Dr. Arthur Borges (Neurologista)
. Dr. Vitor Perisse (Ortopedista)
. Dr. André Gustavo (Clínico Geral e Reumatologista)
. Dr. Gil Alvarenga (Clínico Geral e Endocrinologista)
. Dra. Denise Beraldi (Psicologa)
. Dra. Adriana Vilaça (Fonoaudiologa)

EXAMES LABORATORIAS PELO PLÍNIO BACELAR DE SEGUNDA A SEXTA DAS 07:00 AS 10:30.

TELEFONES DE CONTATO:
FIXO (22) 2789-1156 CELULAR (22) 97791153

LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA

CLÍNICA PRÓ-SAÚDE ao lado da cersan em São Francisco


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pai atropela e mata filho de 4 anos em cidade do sul de Minas Gerais

Um menino de quatro anos foi atropelado e morto acidentalmente pelo próprio pai na propriedade da família, localizada na zona rural da cidade de Paraguaçu, situada no sul de Minas Gerais a 362 quilômetros de Belo Horizonte.
De acordo com soldado que atendeu a ocorrência, o acidente aconteceu no início da noite de terça-feira (29).
Segundo o militar, da cidade vizinha de Fama, o caseiro do sítio teria pedido a Edson de Oliveira Xavier, 44, para retirar um caminhão que obstruía a passagem de um trator. Ao atendê-lo e dar ré no caminhão, ele não teria visto o filho Vinícius de Almeida Xavier, que brincava em um monte de areia próximo à traseira do veículo.
Ainda conforme o soldado, a mãe da criança presenciou o filho sendo atropelado e gritou para alertar o marido, mas não conseguiu evitar que o menino fosse atingido.
Ele foi levado ao hospital Alzira Velano, localizado em Alfenas, mas chegou sem vida à unidade hospitalar, de acordo com a versão do policial.
O corpo da criança foi enterrado nesta quarta-feira (30), em Paraguaçu. Conforme relato do policial, inicialmente o caso está sendo tratado como um acidente e o pai da criança não foi preso.
No momento do atropelamento, o homem entrou em estado de choque, conforme relato colhido do caseiro pelos policiais. Um perito da Polícia Civil esteve no local, informou a PM.
Fonte: Bol

terça-feira, 29 de novembro de 2011

São Francisco marca presença no evento de oportunidades Brasil-Holanda

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participou nesta segunda-feira (28/11), do Seminário de Oportunidades de Negócios Brasil-Holanda, no Rio de Janeiro. Acompanhado do procurador do município, Enaldo Barreto, e de Marcelo Garcia, secretário de Planejamento, o prefeito apresentou projetos de desenvolvimento formatados para São Francisco, e que estão em fase de captação de recursos.
O seminário, que teve por objetivo propor a discussão de soluções e oportunidades para o comércio e investimentos bilaterais entre Brasil e Holanda, contou com as presenças do Cônsul-Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro, Paul Comenencia; do Ministro da Agricultura e Comércio Exterior do Reino dos Países Baixos, Henk Bleker; do embaixador dos Países Baixos no Brasil, Kess Rade, assim como a presença dos Ministros e representantes dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outros empresários e representantes dos dois países.
O procurador Enaldo Barreto e Marcelo Garcia comemoraram a participação de São Francisco no evento. "Pudemos mostrar para todos no seminário a oportunidade e todo o potencial para investimentos que São Francisco oferece" - declarou o secretário de Planejamento.
Beto Azevedo destacou a importância de colocar o município em evidência. "Sempre foi uma de nossas principais metas atrair investimentos para São Francisco. Apresentamos no evento, projetos consistentes e muito promissores para quem desejar investir. Este é um caminho vital para o desenvolvimento de São Francisco de Itabapoana" -ressaltou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de São Francisco de Itabapoana-RJ

Roubo em São Francisco



Ladrões levam estoque avaliado em 100 mil reais

Elementos ainda não identificados pelas polícias Civil e Militar arrombaram a porta principal da Loja Elohin Modas no centro da cidade, na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho e causaram prejuízo de R$100 mil reais aos seus proprietários.

Os ladrões, segundo informações do proprietário da loja Alcimar Duarte da Silva, praticaram o furto por volta das 3 horas da madrugada desta terça-feira, 29-11. A Loja, que fica em frente à Guarda Municipal, foi arrombada com uma marreta. Com o barulho do vidro quebrando no silêncio da madrugada, o Guarda Municipal de plantão acordou assustado e somente viu quando um elemento saiu da loja, encapuzado, entrando em um Voyage.

O vidro da porta principal da loja quebrou de cima em baixo. O Guarda Municipal ligou para o plantão da PM pelo 190, mas não conseguiu contato. Então resolveu procurar o proprietário, que avisado foi até a 3º Cia da Polícia Militar pedir ajuda. Os PMs ainda fizeram uma ronda pela cidade e Praia de Santa Clara mas não lograram êxito na operação.

Os bandidos já haviam desaparecido. “Só vi este tipo de ação criminosa em São Paulo, jamais acreditaria que fosse acontecer numa cidade do interior”, disse proprietário ao registrar agora pela manhã o Boletim de Ocorrência na 145º DP Legal de SFI.

O comerciante, dono da loja, dá uma recompença por alguma pista que possa identificar os elementos que arrombam a loja e causaram todo o prejuízo, justamente na véspera de Natal. A marreta utilizada para arrombar a loja foi abandonada na porta da loja.

Esta é a segunda fez que a Elohim Modas é assaltada.
 
Fonte: Blog do Paulo Noel

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Prefeito Beto receberá veículo da Defesa Civil em evento com governador Sérgio Cabral

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, acompanhado do Oficial dos Bombeiros de São Francisco, Cabo Oliveira, receberá nesta quinta feira (01/12) veículo da Defesa civil para o atendimento no município. A entrega do veículo a São Francisco e outros municípios acontecerá na Escola de bombeiros CEL Sarmento no Rio de Janeiro, e é fruto de parceria da prefeitura com o governo estadual. O Governador Sérgio Cabral confirmou presença.
Beto Azevedo destacou a importância da parceria com o estado e a contribuição que o veículo trará para o atendimento à comunidade sanfranciscana. “Esta parceria com o governo estadual é muito importante para São Francisco. Com a pick up da Defesa Civil, teremos condições de atender a população com mais eficiência, considerando principalmente as chuvas e o aumento do fluxo de pessoas no nosso município durante o verão” – declarou o prefeito.
        A solenidade de entrega dos veículos está marcada para ter início às 9 horas.

Ascom-SFI

Finais do Campeonato Municipal de futebol de São Francisco


Aconteceram neste domingo (27/11) as finais da categoria aspirante do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. Foram disputadas duas partidas, sendo a primeira para decidir o 3º colocado e outra para decidir o campeão e o vice-campeão. Os jogos aconteceram no Estádio Municipal, em Volta Redonda e tiveram início às 13h 30. Um público de aproximadamente 300 pessoas compareceu às partidas.
A primeira partida, que teve início às 13h 30, foi entre o São Francisco e o Itabapoanense. O resultado do jogo foi decidido em tempo normal, sendo 3x1 para o São Francisco. No primeiro tempo apenas um gol foi marcado, de pênalti, pelo número 9, Johninho, aos 25 minutos. Aos 18 minutos do segundo tempo, em uma falha do São Francisco, foi marcado um gol contra pelo número 21, Vilson, empatando o jogo. Dois minutos depois, aos 20, Johninho voltou a marcar, elevando o placar para 2 a 1. Para consolidar a vitória, o número 10 do São Francisco, Lucas, marcou mais um, definindo o placar final.
Às 15h 30 teve início a segunda partida, onde se enfrentaram o Amprajope e o Palmeirinha. O placar foi todo definido no primeiro tempo, onde o Amprajope marcou 4 gols, sendo 4 x 0 o resultado final do jogo. Os gols foram marcados na seguinte ordem: aos 4 minutos, pelo número 15, Pachola; aos 25 minutos, pelo número 11, Alemão; aos 28 minutos, de pênalti, pelo número 18, Rodrigo e aos 32 minutos, pelo número 9, Júnior.
De acordo com o organizador do campeonato, Valdney Carvalho, as disputas superaram as expectativas, tanto em nível técnico quanto na participação do público. “Os jogadores deram o máximo de si e tornaram as partidas emocionantes. A categoria aspirante demonstrou um nível surpreendente. O público vibrava a cada segundo, gritando o nome dos jogadores para encoraja-los”, comentou Valdney.
Segue abaixo as tabelas com os resultados dos jogos e do campeonato:
Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco
Categoria Aspirante
São Francisco 3 x 1 Itabapoanense
Amprajope 4 x 0 Palmeirinha


Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco
Colocação final – Categoria Aspirante
Campeão: Amprajope
Vice-campeão: Palmeirinha
3º lugar: São Francisco



Ascom-SFI

domingo, 27 de novembro de 2011

Começou a montagem para o Dia dos Evangélicos em São Francisco …

Começou na última sexta-feira (25/11), a montagem da estrutura do evento do Dia dos Evangélicos em São Francisco. O evento receberá a estrutura do Circo da Vida com objetivo de prevenir uma possível chuva.

Até segunda-feira (28/11), dia que começará a programação, o local do evento estará sendo movimento para instalações de audio e imagem para receber o povo de Deus para Glorificar o Teu Santo Nome.

PARTICIPE. Monte sua Caravana e venha Adorar ao Senhor! Confira o Cartaz da programação:
Realização: AESFI – Associação Evangélica de São Francisco de Itabapoana.

Fonte: igrejabatistaisraelpentecostal.blogspot.com

SEMANA DE EVENTO EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA-RJ

sábado, 26 de novembro de 2011

SFI: homem preso após estupro de adolescente de 12 anos

Policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar, em São Francisco de Itabapoana (SFI), prenderam em flagrante um homem de 35 anos, estuprando uma adolescente de 12 anos. Os dois estavam dentro de um carro, em uma mata fechada, na Praia de Guaxindiba, no município.
O suspeito foi levado para a Central de Flagrantes do Fim de Semana, que funciona no prédio da 134ª Delegacia de Polícia (DP;Centro). Ele foi autuado no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro (estupro de vulnerável – ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos), cuja pena varia de oito a 15 anos de prisão, sendo encaminhado à Cadeia Pública Dalton Castro (antiga Casa de Custódia), em Guarus, Campos.
Embora a mãe da menina tivesse conhecimento de que os dois namoravam há oito meses e que a filha perdeu a virgindade no primeiro mês de namoro com o suspeito, o crime ficou configurado, mesmo com a vítima praticando os atos libidinosos com o homem de forma consensual. Segundo a legislação vigente no país, adolescente menor de 14 anos não tem o necessário discernimento para a prática do ato sexual.
Fonte: Blog show francisco da cidade

Alunos do curso de Tecnologia de Motor Diesel recebem certificados em SFI

Na tarde desta sexta-feira (25/11), em São Francisco de Itabapoana, os alunos da primeira turma de Tecnologia de Motor Diesel do município receberam seus certificados. A cerimônia de entrega aconteceu no prédio da secretaria de Promoção Social e reuniu representantes do órgão executivo, do Senai/RJ e Firjan. O certificado tem duração de 80 horas.
        Ao iniciar a cerimônia, a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, fez muitos agradecimentos aos técnicos pela oportunidade dada aos 20 munícipes. Em seu discurso, Fátima falou do reconhecimento nacional do certificado emitido pelo Senai.
        A Gerente Executiva do Senai/RJ, Ivana Licurgo destacou a importância da parceria. “A experiência dessa parceria foi positiva pela receptividade do órgão executivo. Em função disso, no próximo ano, continuaremos juntos. A intenção será trazer outros cursos nos diversos segmentos que supram a demanda”, afirmou Ivana.
        Ao final, foi servido um coquetel para os participantes.
        O formando João Paulo de Castro Macêdo (20 anos) era só alegria. “Sempre gostei de manusear motores. Agora, com o certificado, vai ajudar a abrir as portas do mercado de trabalho. Quero agradecer à prefeitura por pela parceria com o Senai”, disse.
Também estiveram na cerimônia o Gerente da FIRJAN de Campos dos Goytacazes, Luiz Mário Concebida, o coordenador do curso, César Praxedes da Penha, e o instrutor Bruno Inácio, especialista em motor, formado pelo Senai.
Ascom SFI

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

IPVA 2012 DE CARROS POPULARES PODE FICAR ATÉ 12% MAIS BARATO NO RIO

O impacto do IPVA no bolso dos motoristas poderá ficar menor nos bolsos dos proprietários de veículos do Rio. Um levantamento feito pelo EXTRA, com base na tabela do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), usada pela Secretaria estadual de Fazenda para fazer o cálculo do tributo, mostra que, entre os dez modelos mais populares no país, a redução no IPVA poderá chegar a 12,26%.
O percentual foi encontrado no modelo 2008 do Ford Ka, que teve seu valor médio reduzido de R$ 22.789 para R$ 19.995, entre setembro de 2010 e setembro deste ano — mês que será considerado para a elaboração da tabela do IPVA, segundo a Secretaria de Fazenda. O valor do tributo equivale a um percentual que se aplica ao preço de mercado do veículo. Ou seja, quanto mais barato o modelo fica, menor é o imposto a ser pago.
Segundo Aylton Fontes, especialista em varejo automotivo da agência M.Santos, há uma tendência geral no mercado de desvalorização dos veículos usados, não apenas dos modelos populares.
— Está cada dia mais fácil comprar um 0km. Seja pelos preços cada dia menores ou pela facilidade de financiar um automóvel. Isso faz com que os usados fiquem encalhados nas lojas e, por consequência, com preços mais baixos. Ninguém quer comprar um usado que custa quase o mesmo que um carro novo — explica.
De acordo com o economista, são mais de mil modelos 0km, entre nacionais e importados, à disposição dos consumidores:
— E ainda há novas fabricas se instalando no Brasil. Os preços tendem a cair ainda mais. O lado bom disso é que o IPVA fica mais barato.
Preço de veículos novos também cai
Não são apenas os modelos usados que estão mais baratos. Quem está comprando veículos ano 2012 também poderá arcar com um IPVA mais barato do que quem comprou um 0km no ano passado. O Palio novo, por exemplo, era vendido por R$ 25.020 em 2010, enquanto este ano, o valor de mercado do 0km medido pela Fipe é de R$ 24.229, ou seja, 3,16% menos.
Entre os modelos analisados pelo EXTRA, foram registradas reduções nos preços das novas versões de Uno Mille, Clio, Ka, Classic e Fiesta.
Segundo a Fipe, entretanto, tanto para novos quanto para usados, há uma variação grande na valorização ou na desvalorização dos modelos. Há muitos carros que podem ter o IPVA 2012 mais caro do que o pago em 2011.
A tabela oficial com os valores do IPVA de 2012 será divulgada nas próximas semanas pela Secretaria estadual de Fazenda. Ainda não está decidido se os critérios de pagamento continuarão iguais aos deste ano, quando os proprietários de veículos puderam parcelar o tributo em três vezes ou receber 10% de desconto no pagamento à vista.
Fonte: Extra

Prefeito de São Francisco participa de encontro Brasil-Holanda no Rio

Na próxima segunda-feira (28/11) o prefeito Beto Azevedo vai participar do Seminário de Oportunidades de Negócios Brasil-Holanda, no Rio de Janeiro. Estarão presentes ainda o Procurador Enaldo Barreto, representantes do Instituto Pinókio, que já tem parceria com o governo holandês, e Antônio Souza Mello, da AP Rio Assessoria.
 Na oportunidade, a equipe de São Francisco vai apresentar alguns projetos que estão prontos e precisam de captação de recursos, objetivando estabelecer parcerias.
“Nosso município precisa alavancar seu desenvolvimento na área industrial. Essa é uma excelente oportunidade para mantermos contato com os empreendedores,” comentou Beto.

O Seminário
O "Seminário Bilateral de Oportunidades de Negócios Holanda-Brasil" — 2011 - O Ano da Holanda no Brasil terá por objetivo apresentar o estado atual das relações comerciais e do fluxo de investimentos, por meio de pronunciamentos e exposições de autoridades, representantes e técnicos de ambos os governos, bem como do empresariado, apontando entraves, soluções e oportunidades para o comércio e investimentos bilaterais.
A ampliação do fluxo de exportações e a geração de saldos comerciais, temas a serem abordados e discutidos no seminário, contribuem para a manutenção do nível de atividade e para o crescimento da economia e coincidem com os objetivos de aceleração do crescimento, objetivados por ambos os governos.
A organização do evento oferece a oportunidade aos empresários brasileiros e holandeses interessados em estabelecer parcerias e desenvolver negócios.
ASCOM - SFI

Finais do campeonato municipal aspirante e da Taça São Francisco prometem agitar o domingo em SFI

Este domingo (27/11), em São Francisco de Itabapoana, será de fortes emoções com a grande final do Campeonato Municipal de Futebol da Categoria Aspirante e da Taça São Francisco. Os jogos vão acontecer no Estádio Municipal, em Volta Redonda, a partir das 13h. Praça e Palmerinha concorrerão ao título. Barra e São Francisco irão disputar a Taça.
“Para chegar a essa final não foi fácil para nenhuma das equipes”, disse o organizador do Campeonato Valdney Carvalho. No domingo passado, Palmerinha se classificou cobrando oito penaltis no jogo contra Barra. Praça esteve numa disputa acirrada contra o São Francisco.
Os vencedores irão receber troféus e premiações em espécie. Também será premiado o artilheiro do Campeonato.
Valdney ainda lembra os jogos de mais uma categoria. “Teremos ainda a final da disputa da Categoria Principal que vai acontecer no próximo dia 04 de dezembro. Vale ressaltar que para esta final haverá atletas profissionais com passagens, inclusive, em clubes internacionais. Aguardamos a presença das torcidas”, finalizou Valdney.
ASCOM - SFI

Primeira turma do curso de Tecnologia de Motor Diesel receberá certificado nesta sexta em SFI

A Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realiza nesta sexta-feira (25/11) a cerimônia de entrega dos certificados do curso de Tecnologia de Motor Diesel. O curso foi ministrado pela primeira vez na cidade e oferecido, gratuitamente, para os 20 alunos classificados em processo seletivo. A solenidade vai acontecer na sala de reuniões da secretaria de Promoção Social, às 15h.
        Também já está agendada a presença de autoridades do poder executivo municipal e da Gerente Regional do SENAI/RJ, Ivana Licurgo, e o Gerente da FIRJAN de Campos dos Goytacazes, Luiz Mário Concebida.
        A primeira turma do curso Tecnologia de Motor Diesel teve início no mês de outubro deste ano. Os alunos tiveram aulas teóricas e nas aulas práticas manuseavam motores a diesel de diversos tamanhos e modelos, disponibilizados pelo SENAI.
        Segundo a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, os alunos terminaram o curso sem nenhum custo. “Tanto o processo seletivo quanto as aulas foram ministrados pelo SENAI aqui em São Francisco. Desta forma os 20 alunos classificados não precisaram se deslocar para o município vizinho. No entanto, a capacitação vai garantir aos formandos uma boa qualificação para o mercado de trabalho”, garantiu Fátima.

Projeto Cozinha Brasil encerra com aceitação positiva em São Francisco

Esta quarta-feira (23/11), foi o último dia das aulas do Projeto Cozinha Brasil, em São Francisco de Itabapoana. As atividades do projeto aconteceram na padaria-escola do polo do CRAS de Valão Seco. Realizadas em dois turnos, as aulas contemplaram um total de 350 pessoas. Os alunos receberam um folheto com receitas e na próxima semana, vão receber o certifico o certificado e o livro de receitas completo do projeto. A surpresa da organização ficou por conta da adesão do público masculino.
        O projeto Cozinha Brasil é uma iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria) e tem como foco levar o conhecimento sobre o desenvolvimento de práticas sustentáveis na culinária. A dinâmica do curso mostra ao aluno como comer bem sem gastar muito dinheiro e ainda evitar o desperdício. O enfoque sobre a economia é importante para a reversão do quadro do desperdício no Brasil, já que aproximadamente 20% dos alimentos acaba no lixo.
        O curso, totalmente gratuito, foi ministrado por instrutores especializados e nutricionistas que passaram para os alunos dicas de como fazer refeições saudáveis, utilizando todas as partes dos alimentos. Várias receitas continham ingredientes que normalmente são dispensados, como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Durante o curso também estavam presentes técnicos da Ampla, que fizeram o cadastramento de usuários da tarifa baixa-renda.
        Segundo a secretária de Trabalho, Assistência e Promoção Social de São Francisco, Fátima Ornelas o Cozinha Brasil é mais um passo para os alunos alcançarem o mercado de trabalho. “Muitos dos alunos vieram fazer o curso em busca de mais uma especialização para contar no currículo. Estamos fomentando esse tipo de atitude para que nosso povo possa se tornar mais competitivos no mercado de trabalho”, comentou a secretária.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

São Francisco poderá ser incluído no Projeto Geoparques do estado

O município de São Francisco de Itabapoana recebeu nesta quarta-feira (23/11), representantes de vários órgãos estaduais e entidades para uma reunião sobre o Projeto Geoparques que está sendo implantado no estado do Rio. São Francisco deverá ser incluído no projeto por apresentar características de Costões Rochosos (Falésias) e Lagunas Costeiras em grande parte de sua orla marítima. A reunião aconteceu durante toda a manhã, no auditório da Prefeitura. Participaram do encontro, o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre; o subsecretário de Administração, José Renato Cunha, além de representantes de universidades e órgãos governamentais.
        O projeto Geoparques está levantando dados de 16 cidades do litoral do estado, começando em Maricá e terminando em São Francisco. O objetivo é colaborar com a preservação dos patrimônios geológicos e incentivar o desenvolvimento sustentável da região. Através dos estudos da equipe do Projeto, várias áreas podem ser trabalhadas como fatores de desenvolvimento sustentável tais como: educação, cultura, turismo e ecologia, entre outros.
        A intenção da comissão montada para a implantação do projeto é incluir o município na Rede Global de Geoparques, junto à UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultura das Nações Unidas). Nesta rede existem apenas 77 geoparques em 25 países, sendo apenas um no Brasil, em Araripe, Ceará. Estão envolvidas no projeto várias organizações governamentais e universidades nacionais e internacionais. Entre as organizações encontram-se a UNESCO, SEDEIS (Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Energia Indústria e Serviços) e DRM-RJ (Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro). As universidades envolvidas são a UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense), ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suiça). O projeto conta ainda com a colaboração de Randal Keynes, um dos bisnetos do naturalista inglês Charles Darwin, que fez estudos na região no ano de 1832.
        Segundo Lúcia Nascimento, representante da SEDEIS, o projeto é muito importante para o desenvolvimento sustentável. “Através desse projeto poderemos fomentar o desenvolvimento sustentável nos municípios. A partir daí eles podem caminhar para uma minimização de seus problemas ambientais”, explicou Lúcia.
        De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a parceria é importante para o desenvolvimento de diversos projetos futuros. “Através do trabalho em conjunto com as universidades e organizações envolvidas no projeto, poderemos realizar diversas ações. Os estudos feitos por esses órgãos são de fundamental importância”, comentou o secretário.
ASCOM SFI

NOTA OFICIAL

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Carlos Alberto Silva de Azevedo, esclarece publicamente que a Câmara de Vereadores do município, ao instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades na área de saúde, está agindo de forma legal e legítima. O prefeito defende ainda uma investigação ética e responsável e informa que:
- Todos os setores do Executivo Municipal, incluindo as áreas financeira, jurídica e da própria pasta da saúde foram orientados a fornecerem todas as informações solicitadas pela Comissão.
- Nada tem a temer quanto às denúncias de supostas irregularidades.
- É importante, por parte da Comissão, manter a observância dos ritos legais quanto aos trâmites de documentações e informações, inclusive, no que diz respeito ao cumprimento de prazos previstos na Lei Orgânica Municipal.
- A Comissão precisa garantir aos envolvidos nas supostas irregularidades o devido processo legal e amplo direito de defesa, conforme prevê a lei e os princípios éticos.
- Algumas pessoas têm tornado públicas denúncias vazias e levianas e que caberá a essas pessoas o ônus da prova, caso contrário poderão sofrer sanções judiciais, inclusive, respondendo judicialmente por calúnia e difamação.
- A instalação de uma Comissão Processante (CP), paralela à CP, solicitando o imediato afastamento do prefeito pelo prazo de 90 dias, carece de fundamentação legal e fere flagrantemente o rito do Decreto lei 201/67 e a Lei Orgânica Municipal, principalmente por não oferecer ampla defesa.
- E por último que todos possam cumprir seus papéis com independência, equilíbrio e responsabilidade, sem o uso político no decorrer do processo, já que a população está atenta a qualquer tipo de uso eleitoreiro.

Carlos Alberto Silva de Azevedo
Prefeito de São Francisco de Itabapoana

ASCOM - SFI

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mãe é suspeita de atear fogo em filho de dez anos em SP

Um menino de dez anos teve o corpo parcialmente carbonizado, supostamente pela própria mãe, na madrugada desta terça-feira, na Vila Esperança, zona leste de São Paulo.

A criança foi encontrada com queimaduras em toda a parte frontal do corpo, na face, tórax, pescoço, braços e coxa, segundo os policiais.

Chamados ao local por uma vizinha, os PMs encontraram o pai do menino, um comerciante de 39 anos, dentro de um Chevrolet Agile, tentando sair para socorrer a criança queimada, junto com outra filha do casal, uma menina de 3 anos.

"A palma da mão estava derretendo, a pele saindo, não dava nem para pegar na criança. Só a pálpebra não estava queimada", disse o PM Marcelo de Melo Alves, que atendeu à ocorrência.

Antes de ter a fala comprometida pelo inchaço nas vias respiratórias decorrente das queimaduras, o garoto disse aos PMs que sua mãe teria jogado álcool e ateado fogo nele após pedir para que a televisão fosse desligada e não ter sido atendida. Segundo a polícia, tanto a mãe quanto o pai tinham sinais de embriaguez.

A criança está internada em estado grave no hospital Ermelino Matarazzo e será transferida ao hospital Tatuapé, ambos na zona leste.

Segundo a polícia, a mãe é uma técnica em eletrônica de 35 anos. Ela foi presa e indiciada sob suspeita de tentativa de homicídio e tortura, segundo a PM. O caso foi registrado no 24º DP (Ponte Rasa).
Fonte: Bol

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Benefícios Previdenciários e Assistenciais serão tema de palestra no CRAS da Ilha dos Mineiros

Nesta terça-feira (22/11), às 14h, irá acontecer uma palestra com a equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), da Ilha dos Mineiros. O encontro será aberto para toda comunidade. A iniciativa é da secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana.
Na palestra serão abordados os temas Benefícios Previdenciários e Assistenciais e será ministrada pela assistente social do INSS de Campos dos Goytacazes, Vânia Márcia Araújo. Os participantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre os serviços e benefícios previdenciários.
Segundo a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, a palestra é uma solicitação dos usuários do CRAS. “O assunto a ser abordado vai ao encontro do pedido feito pelos frequentadores do CRAS da Ilha dos Mineiros. A intenção é que todos tenham mais esclarecimentos a respeito dos serviços prestados pelo INSS”, disse Fátima.

ASCOM - SFI

Um Campeonato de Futebol de São Francisco perto do final

        Aconteceu neste domingo (20/11) a penúltima rodada do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. Os jogos da categoria aspirante foram os de volta das semifinais. As partidas tiveram início às 13h e um público de cerca de 400 pessoas compareceu aos estádios.
        As partidas deste final de semana foram: Palmeirinha vs. Itabapoanense e Amprajope vs. São Francisco. O Palmeirinha que estava em desvantagem devido ao jogo de ida, conseguiu um placar de 1x0 no tempo normal de jogo. Com isso, o jogo foi aos pênaltis e o Palmeirinha venceu por 7x6. O Amprajope ganhou do São Francisco por 2x1, garantindo sua vaga na final.
        A final da categoria aspirante acontecerá no dia 04/12 e será em jogo único. São Francisco e Itabapoanense disputam o terceiro lugar às 13h, enquanto a grande final será disputada entre Amprajope e Palmeirinha às 15h. Já a final da categoria principal será disputada no dia 27/11 e as equipes de São Francisco e Nova Belém disputam o terceiro lugar pela Taça São Francisco. A grande final fica por conta das equipes Amprajope e Guaxindiba, de onde saíra o campeão 2011.
        De acordo com o organizador do campeonato, Valdney Carvalho, o campeonato nunca foi tão disputado. “As equipes estão jogando com garra. Os jogos têm sido muito emocionantes. A final promete ser uma das maiores de todos os tempos”, comentou Valdney.
        Segue abaixo a tabela com os resultados deste final de semana:

ASCOM - SFI
Campeonato Municipal de Futebol
Categoria Aspirante – Semifinais - Volta
Palmeirinha 7 x 6 Itabapoanense (1x0 tempo normal)
Amprajope 2 x 1 São. Francisco

sábado, 19 de novembro de 2011

Em São Francisco de Itabapoana, Motorista atropela, mata e da no pé.

Início da madrugada de sábado,19/11, violento no trânsito de São Francisco de Itabapoana, por volta de 00h15, o pedreiro Morales da Silva Fácil, 32 anos, foi atropelado e morreu na RJ-196, próximo a residência do Robson do açougue na saída de São Francisco rumo  à Praia de Santa Clara. O motorista atropelador fugiu, e no local ninguém testemunhou o acidente. Minutos antes de ser atropelado, Morales foi visto caminhando próximo ao DPO de Santa Clara em direção a São Francisco. Moradores próximos ao local do atropelamento estavam dentro de casa, quando ouviram um barulho forte. Ao saírem não viram carro algum, apenas o pedreiro no chão.

Em seguida, acionaram o Resgate da Secretaria de Saúde, que ao chegar constatou o óbito.

Morales morava com os pais no Macuco, próximo ao Centro. Era o filho mais novo de Seu Francisco Roque e Dona Dezilda da Silva. No local, abalados, os pais choraram e lamentaram a morte do filho. “Meu caçulo era uma pessoa muito boa. Não fazia mal a ninguém. Meu Deus, por quê?”, dizia emocionado o pai. Morales era cunhado de Rubinho do Sofá. A esposa de Rubinho e irmã da vítima, Roselma, também esteve no local. “Não dá pra acreditar que isso aconteceu”, lamentou.

Pelas marcas deixadas no acostamento e no asfalto, além da posição em que o corpo foi encontrado, é possível concluir que o atropelador vinha no sentido Santa Clara, invadiu a contramão de direção e atropelou a vítima.

Fonte: ShowFranciscodacidade

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vazamento de petróleo pode ser bem maior que o esperado

A petroleira Chevron informou que a quantidade de petróleo derramado está abaixo de 65 barris. Mas uma ONG dos EUA acredita que vazam 3.700 barris por dia.

Institutos Ambientais, Marinha e Agência Nacional do Petróleo (ANP) fazem vistorias no Campo de Frade, na Bacia de Campos. Há 11 dias vaza petróleo de um poço, que está com uma rachadura. O poço fica a 120 quilômetros da costa. A petroleira Chevron informou que a quantidade de petróleo derramado na superfície do mar está abaixo de 65 barris.

No início, a petroleira havia dito que seriam 650 barris, 10 vezes mais. O óleo está escapando por uma fissura de cerca de 300 metros de extensão, a 1.200 metros de profundidade. Segundo a empresa, 18 navios operam em esquema de revezamento.

Ainda na manhã desta sexta-feira (18), o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, deu uma entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo e disse que a empresa responsável pelo campo de petróleo não será multada apenas pelo Ibama, já que o estado também deve penalizar a Chevron.
E uma ONG dos Estados Unidos, a Shytruf, que acompanha o vazamento no estado do Rio, não concorda com os números divulgados pela companhia norte-americana. Para o presidente dessa ONG, vazam no Campo de Frade 3.700 barris por dia. Essa ONG dos Estados Unidos foi a primeira a alertar que o vazamento de petróleo no Golfo do México, ano passado, era maior que o divulgado pelo governo americano.

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão percorrendo praias para verificar se a mancha já chegou ao litoral da Região dos Lagos. Durante a manhã desta sexta (18), dois agentes foram à Praia Grande e à Prainha, em Arraial do Cabo, e também às praias do Foguete e do Forte, em Cabo Frio. Eles conferiram se havia resíduos de óleo na areia e ainda retiraram fotos para registro. Esse trabalho também está sendo feito em Búzios. Segundo eles, ainda não há indícios de que a mancha tenha avançado para a Região dos Lagos. No sábado (19), os agentes vão fazer esse mesmo monitoramento, que vai ser diário até acabar o vazamento.

Essa mancha de óleo parece estar se deslocando para alto mar. E é isso que as autoridades esperam, que ela justamente não chegue ao litoral e assim evite danos ainda maiores ao meio ambiente. Um exemplo é um tipo de óleo que apareceu em agosto do ano passado nas praias da Região dos Lagos e causou problemas. Segundo a Marinha, o óleo não vazou de plataformas de petróleo. A suspeita era de que ele tivesse sido despejado no mar por algum navio que fazia limpeza dos tanques, mas até hoje isso não foi esclarecido. Na época, banhistas das praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo se surpreenderam com a poluição. Diversos pinguins foram encontrados no litoral sujos de óleo e alguns mortos.
Fonte: in360
Foto: Arquivo

Café Literário em escola de São Francisco

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/11) a primeira edição do Café Literário da Escola Municipal Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba. O evento cultural reuniu alunos de todas as séries e contou com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira.
        A idéia partiu de alguns professores das matérias de português e arte. O objetivo do projeto é de resgatar a tradição dos “cafés literários” e através deles levar conhecimento aos alunos. Nos eventos deste tipo, as pessoas podem trocar informações sobre cultura e apreciar a arte. O principal enfoque foram os escritores brasileiros, que muitas vezes são esquecidos no dia a dia. Participaram do evento o pintor e escultor Péres Dová e o poeta Roberto Acruche, ambos moradores do município.
        Os alunos do 2º segmento participaram de várias atividades: música, dança, declamação de poesias brasileiras e desenho de caricaturas de escritores nacionais. Os alunos do 1º segmento também marcaram presença se caracterizando como personagens da literatura infantil. Foram montadas quatro salas de exposição: literatura infanto-juvenil, cultura da nossa terra, características do café literário e exposição de Péres Dová.
        De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira, o evento é um incentivo para os alunos e para outras escolas. “Através desse projeto as crianças podem buscar a leitura, sendo uma porta aberta para a cultura em geral. O sucesso dessa iniciativa serve também de incentivo para outras escolas”, comentou Yara.
Ascom-SFI

São Francisco receberá o projeto “Cozinha Brasil” do SESI

São Francisco de Itabapoana receberá, nos dias 22 e 23 de novembro, o curso de culinária do projeto “Cozinha Brasil” do SESI. As aulas serão realizadas na padaria-escola do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Valão Seco. O curso é composto por instrutores e nutricionistas que ministrarão as aulas sobre como preparar os alimentos sem desperdiçar. A iniciativa é da secretaria de Promoção Social em parceria com a Ampla e o SESI.

Os cursos, que são gratuitos, serão ministrados em dois turnos. Pela manhã, no horário de 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h. Os interessados em participar devem reservar sua vaga nos pólos dos CRAS mais próximo da sua casa, pois as vagas são limitadas. Para o cadastro serão necessárias as cópias do CPF, identidade, conta de luz e cartão do bolsa família, se possuir.

Durante o curso, os alunos vão aprender a aproveitar todas as partes do alimento, inclusive, as que normalmente são dispensadas como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Ao final dos dois dias de curso, os participantes receberão o certificado e um livro de receitas.

Na oportunidade, os técnicos da AMPLA irão realizar o cadastramento da tarifa Baixa Renda.

De acordo com a secretária de Promoção social, Fátima Ornelas, o curso irá trazer orientações de como cozinhar de forma eficiente. “Os profissionais do projeto “Cozinha Brasil” vão nos enriquecer com os conhecimentos culinários. O curso ainda vai ensinar sobre noções de higiene e conservação dos alimentos. Todos os usuários dos CRAS do município estão convidados a participarem”, ressaltou Fátima.

ASCOM - SFI

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Começa a derrubada dos quiosques em São Francisco



Atendendo a uma determinação judicial, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana iniciou, na manhã desta quinta-feira (17/11), na Praia de Santa Clara, a derrubada dos primeiros quiosques construídos irregularmente e sem licença ambiental na orla do município. No total são 113 quiosques.
Paralelamente à derrubada, a prefeitura está recorrendo da decisão questionando o valor de R$ 100.000 que o município terá que pagar a título de condenação pecuniária. De acordo com a Procuradoria Geral do Município, a prefeitura também entrou com embargos de declaração questionando o fato de que a condenação ignora decisão anterior na qual os quiosques da Praia de Lagoa Doce haviam sido excluídos do objeto da ação por não fazerem parte do Projeto Orla 2000. A decisão anterior, nos autos, prevê inclusive a religação da energia elétrica no caso desses quiosques especificamente.
O Procurador Geral do Município, Enaldo Vieira Barreto, esclareceu que as duas medidas judicias adotadas pelo município nada tem a ver com a determinação judicial para derrubada dos quiosques. “Estamos defendendo o município em duas ações específicas e que cabem questionamentos, mas isso nada tem a ver com a derrubada dos quiosques. Essa decisão tem que ser cumprida e já estamos fazendo isso”, esclareceu o Procurador.
Segundo determinação do prefeito Beto Azevedo, o trabalhodeve ser feito de forma gradativa, dando oportunidade aos quiosqueiros de retirarem com antecedência parte do material de obras que pode ser reaproveitado, tais como telhas, janelas, portas, vasos sanitários e etc.
A decisão judicial
Na última sexta-feira (11/11), a prefeitura de São Francisco de Itabapoana entrou com embargos de declaração no processo do Ministério Público Federal que condenou o município a demolir os quiosques construídos no período de 1998 a 2000. Segundo a decisão, os quiosques do Projeto Orla 2000 foram construídos de forma irregular e sem licença ambiental.

Ascom SFI

Acidente em Gargaú-São Francisco de Itabapoana

Um acidente nesta manhã de quarta-feira(16) em Gargaú deixou ferida Juliana Monteiro da Silva de 28 anos. O acidente envolveu a Juliana que estava em uma moto e um carro a qual era dirigido por João Siqueira Júnior de 27 anos.
A ferida foi levada pelo Resgate da Secretaria de Sáude de São Francisco para o Hospital Municipal Manoel Carola onde ficou em observação.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prefeitura de São Francisco recorre de decisão judicial de fechamento dos quiosques


A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana entrou nesta sexta-feira (11/11), com embargos de declaração no processo do Ministério Público Federal que condenou o município a demolir os quiosques construídos no período de 1998 a 2000. Segundo a decisão, os quiosques do Projeto Orla 2000, desenvolvido durante o governo do então prefeito José Antônio Barbosa Lemos, foram construídos de forma irregular e sem licença ambiental.
        De acordo com a Procuradoria Geral do Município, os embargos de declaração questionam o fato de que a condenação ignora a decisão anterior na qual os quiosques da Praia de Lagoa Doce haviam sido excluídos do objeto da ação por não fazerem parte do Projeto Orla 2000. A prefeitura também vai recorrer da decisão, questionando o valor de R$ 100.000 a título de condenação pecuniária.

Segundo Beto quiosques foram construídos de forma irresponsável

        O prefeito Beto Azevedo também se posicionou diante da polêmica dos quiosques que já se arrasta há vários anos. Segundo Beto, o que aconteceu na época da construção dos quiosques foi um verdadeiro absurdo e uma irresponsabilidade. “Hoje, nós estamos tendo que pagar por um erro cometido por um governo que agiu de forma irresponsável. O prefeito da época, Barbosa Lemos, fez as pessoas acreditarem que o projeto estava legalizado quando na verdade não havia licença ambiental. Além disso, o projeto previa a construção de um número de quiosques bem menor, mas para fazer politicagem ele autorizou a construção de mais de 100 unidades, transformando nossa orla numa verdadeira favela. A verdade tem que ser dita”, disse Beto em tom de desabafo.
        O presidente da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara, Jorge Lúcio Ponto de Prosa, em comentário a um blog local, também declara que houve “apadrinhamento” e por isso o projeto foi alterado. “Houve muito ‘apadrinhamento’, com isso o projeto foi alterado. Lugar, onde era para ser construído só um quiosque, chegava um mais chegado de alguém e este alguém dava um jeitinho...”, disse Jorge Lúcio.
        O prefeito Beto Azevedo disse que tem a intenção de desenvolver um novo projeto para construção de novos quiosques atendendo a todas as exigências ambientais, mas até agora nada pôde ser feito por causa dessa pendência judicial. “Vou repetir: estamos pagando por uma irresponsabilidade do passado. Nem um projeto novo a gente pode fazer, só mesmo depois de esgotarmos todas as pendências judiciais é que alguma coisa poderá ser feita”, finalizou Beto.
ASCOM - SFI

Empresário passa mal e morre na casa de veraneio em Santa Clara

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (16), em sua casa de veraneio na Praia de Santa Clara, o empresário Ricardo Quitete, 62 anos, dono da São Francisco Telecomunicações. Ricardo foi vítima de mal súbito. Ele começou a passar mal no início da noite desta terça (15). Familiares acionaram o resgate da Secretaria de Saúde de SFI, que levou o empresário para o Hospital Manoel Carola. Às 05h10 Ricardo deu entrada no hospital já sem vida. O corpo foi levado pelo rabecão da Defesa Civil Estadual para o IML de Campos, onde permanece para que a causa da morte seja apontada. Tudo indica que Ricardo foi vítima de infarto.

O empresário estava feliz com o casamento do filho André Ricardo, ocorrido no sábado (12). André está com a esposa em lua de mel nos Estados Unidos. Ele já foi comunicado da morte do pai, e agiliza retorno para o Brasil.

Todas as lojas do grupo, uma em São Francisco, uma no Farol de São Thomé e três em Campos, amanheceram fechadas hoje. O Blog conversou com Afrânio de Moraes, funcionário da loja de SFI, que confirmou o sepultamento para está quinta-feira (17) no Cemitério Campos da Paz. “O horário vai depender da chegada do André dos Estados Unidos”, disse Afrânio.

Ricardo Quitete era irmão do também empresário Rogério Quitete, proprietário da Clínica e Laboratório Argeu Oliveira. Ricardo deixa a esposa Tânia e os filhos Ana Karina, Carlos Alexandre e André Ricardo.
Fonte: Blog do Paulo Noel

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Divisão dos royalties só será votada em 2012

A presidente Dilma Rousseff entrou em campo para deixar para 2012 a votação, na Câmara dos Deputados, do projeto que cria uma nova divisão para os royalties do petróleo. A estratégia do governo é protelar uma definição sobre o tema para não contaminar outras propostas de interesse do Executivo que têm de ser analisadas até o fim deste ano e deixar esfriar a temperatura entre os lados envolvidos na disputa. O adiamento favorece os Estados e municípios produtores, que são beneficiados pelo modelo atual no qual a maior parte da receita é concentrada em suas mãos.

Em conversa com a cúpula do PMDB na semana passada, a presidente usou o exemplo do que ocorreu no governo Luiz Inácio Lula da Silva para demonstrar o que não quer repetir. Lula patrocinou um acordo com governadores sobre o tema, mas o Congresso derrubou a proposta e aprovou então a polêmica emenda Ibsen Pinheiro redistribuindo todos os recursos da extração de petróleo no mar entre todos os Estados e municípios, de acordo com os fundos de participação. O presidente acabou tendo de vetar o texto aprovado pelo Congresso.
Para Dilma, se o projeto do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) for referendado pela Câmara, ela terá de vetar para evitar danos ao Rio de Janeiro e Espírito Santo e a polêmica será prolongada.

Dilma pediu dados sobre os impactos do projeto aprovado pelo Senado. Os números entregues à presidente são diferentes dos anunciados por Vital. Com isso, ela tem argumentos para adiar uma definição e tentar construir um acordo para evitar uma fragmentação na base aliada.
Fonte: em.com.br

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Higiene bucal ajuda a reduzir risco de infarto, diz estudo

Limpar os dentes regularmente não só garante um sorriso brilhante, mas também ajuda a reduzir os riscos de infarto e de acidente vascular cerebral, revelou estudo publicado no domingo durante encontro da Associação Americana do Coração, em Orlando, na Flórida.

Os cientistas descobriram que as pessoas cujos dentes foram limpos por dentista ou profissional apresentavam 24% menos riscos de sofrer um ataque do coração e 13% menos de sofrer um derrame do que aqueles que nunca fizeram limpeza em um dentista.

Para o estudo, realizado no hospital geral de veteranos de Taipé, em Taiwan, foram coletadas amostras de cem mil pessoas, que foram acompanhadas por sete anos.

Os cientistas consideraram a limpeza dental frequente quando ocorriam pelo menos duas vezes a cada dois anos ou mais, e ocasionais se ocorriam uma ou menos de uma vez a cada dois anos.

A limpeza profissional dos dentes parece reduzir a inflamação provocada pela proliferação de bactérias, que pode provocar infartos e derrames cerebrais, explicou a doutora Emily (Zu-Yin) Chen, cardiologista do hospital de veteranos.
Fonte: Bol

domingo, 13 de novembro de 2011

Segunda será de chuva em grande parte do país, mostra previsão

A segunda-feira (14) será de chuva em grande parte do país, segundo a previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

As chuvas mais fortes se concentrarão entre o noroeste do Rio Grande do Sul e o sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí e do Maranhão. Também chove forte da região Norte.

Há previsão de chuvas mais fracas e isoladas, com abertura de sol, no litoral leste do Nordeste, interior de Pernambuco e Bahia, além de parte do Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O sol deve aparecer no leste e sudoeste do Rio Grande do Sul, leste do Espírito Santo, sul da Bahia e demais áreas do Nordeste.

Fonte: Bol

Cerimônia de formatura do Projeto Brasil Alfabetizado em São Francisco

Aconteceu na última sexta-feira (11/11) a formatura das turmas do Projeto Brasil Alfabetizado em São Francisco de Itabapoana. A cerimônia teve início às 19h e contou com um público de aproximadamente 400 pessoas. Estavam presentes a secretária de Educação e Cultura, Yara Chínthya Nogueira; o subsecretário de Administração, José Renato Cunha e o vereador Kdemar Cordeiro. Também marcaram presença o prefeito, Beto Azevedo e a primeira-dama. Romênia Azevedo.
        O Projeto Brasil Alfabetizado, criado pelo Ministério da Educação e Cultura, tem por objetivo a diminuição dos níveis de analfabetismo no país. Seu direcionamento é para jovens e adultos, faixas etárias mais afetadas. O projeto, que antes encontrava-se desativado no município, foi resgatado na atual gestão. É o segundo ano que Brasil Alfabetizado forma turmas no município.
        Com duração de 8 meses, o projeto formou esse ano 28 turmas, marcando um aumento significativo em relação ao ano anterior, que formou 17 turmas. Participaram do projeto 20 comunidades: Alegria dos Anjos, Boa Esperança do Sul (Coréia), Boa Vista Italiana, Bom Jardim, Cajueiro, Floresta, Funil, Guarixima, Macuco, Nova Belém, Praça da Fé, Praça João Pessoa, Quatro Bocas, Santo Amaro, Santo Antônio, Santa Clara, Santa Luzia, Santa Rita, Travessão de Barra e Vilão.
        A cerimônia foi marcada pela exposição dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do projeto. Também foi montada uma exposição de antiguidades como referência ao processo de ensino utilizado no projeto, que conta com a contextualização, através de memórias. Entre as antiguidades encontravam-se lampiões, ferros de passar à carvão, televisores e rádios antigos, livros e dinheiro de várias décadas passadas.
        Houve na cerimônia a declamação de poesias de Drummond de Andrade, feita pelos próprio formandos; encenação de algumas de suas lembranças e exibição de um vídeo montado durante o projeto. Logo depois foram sorteados alguns prêmios entre os formandos e seguidamente, o jantar.
        Segundo a gestora local do Projeto, Magna Peçanha, o aprendizado dos alunos acontece de forma voluntária e o professor funciona apenas como catalisador. “No Projeto Brasil Alfabetizado os alunos aprendem utilizando-se de suas próprias memórias. Eles são estimulados a se expressar, contando suas histórias. A partir daí, eles falam, desenham e escrevem, fazendo isso dentro de um contexto conhecido, suas memórias, o que torna o aprendizado mais fácil”, comentou Magna.
        De acordo com a secretária municipal de Educação Yara Cínthya Nogueira, a formatura de mais uma turma é um grande momento. “Ficamos realizados, não só como educadores, mas também como seres-humanos, pois essas pessoas recebem uma grande oportunidade, que não tiveram quando mais jovens. É uma grande conquista para os formandos e para nós também”, contou a secretária.
Ascom SFI

sábado, 12 de novembro de 2011

Cirurgia de redução de estômago pode causar aversão a comida calórica, diz médico

Cerca de um terço dos pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago passam a ter aversão a alimentos gordurosos e açucarados. Essa mudança de paladar tem sido estudada por especialistas como o britânico Carel Le Roux, do Imperial College de Londres.
O médico esteve presente no 8º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que termina neste sábado (12) em Gramado (RS).
Ele conta que muitos desses pacientes, que antes apreciavam alimentos calóricos, de repente passam a ter desejo por comida saudável, como frutas e vegetais, chegando a surpreender os familiares.
As causas dessa alteração ainda não são totalmente compreendidas. “Pacientes que tomavam café com muito açúcar ou muito chocolate, por exemplo, passam a ficar satisfeitos com uma quantidade muito reduzida”, comenta Le Roux.
A mudança foi comprovada em estudos como o publicado este ano no American Journal of Physiology. O método avaliado pelo médico, no caso, foi o chamado “bypass gástrico em Y de Roux”, cirurgia que envolve a redução do estômago com desvio do intestino.
Cerca de 30% dos pacientes, no entanto, continuam sentindo desejo por comida gordurosa e açucarada após o procedimento. “É preciso entender que isso não acontece porque eles não foram motivados o bastante, mas por razões fisiológicas”, comenta. Essa parcela de pacientes corre mais risco de voltar a engordar alguns anos após a operação.
Estima-se que a cirurgia interfere nos sinais que o estômago envia ao cérebro durante a ingestão dos alimentos e na forma como o mecanismo de recompensa é acionado. Uma das substâncias que estariam envolvidas nesse processo é o peptídeo GLP1.
Le Roux observa que a compreensão desses hormônios pode levar à criação de medicamentos que, no futuro, ajudem a combater a obesidade sem a necessidade de cirurgia.
Fonte: Bol